A Sua Origem
O lixo orgânico doméstico na maioria dos países, inclusive em Portugal, é ainda depositado em aterros sanitários. Em constante expansão, a produção de lixo aumenta continuamente, sendo por isso necessário desenvolver novas soluções para aliviar os aterros sanitários.
O Triturador de cozinha, foi inventado nos Estados Unidos da América em 1927, mas só na década de 40 é que foi reconhecido como uma solução prática para a cozinha, tornando-se a partir da década de 60 um electrodoméstico indispensável nos lares de países desenvolvidos. Cerca de 90% dos americanos têm em suas casas um triturador de cozinha.
Aperfeiçoados ao longo dos anos, os trituradores, que antes eram grandes, barulhentos e pesados, tornaram-se electrodomésticos de tecnologia eficiente e confiáveis, com baixo níveis de ruído, económicos e a preços acessíveis.
Como funcionam?
Como o próprio nome indica, a sua função é eliminar resíduos alimentares, triturando-os
O Triturador foi projectado para transformar os restos orgânicos em minúsculas partículas facilmente escoáveis através dos sistemas de esgoto a partir do lava-loiças da cozinha, sem com isto produzir qualquer consequência negativa para o meio ambiente.
Quais as suas vantagens?
Para além do seu lado prático e higiénico, o triturador reduz até 60% o volume de resíduos de uma cozinha, acabando com o mau cheiro e evitando o aparecimento de mosquitos e outros insectos dentro de casa e de ratos e baratas nas ruas.
Com um triturador na sua cozinha, consegue reduzir em pequena escala os problemas de colecta de lixo e seu consequente tratamento e manuseamento. Imagine se toda a sua rua tiver um triturador também.
Um Amigo para o Ambiente
Estudos realizados em todo o mundo, demonstram que os trituradores não produzem qualquer consequência negativa para as redes de esgoto, para as suas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR's), nem tão pouco para o Ambiente.
Muito pelo contrário!
Pesquisas internacionais, comprovam que os trituradores de resíduos orgânicos têm um impacto positivo para o meio ambiente, dado que 80% do lixo orgânico escoado pelo triturador é de facto água.
O volume total de resíduos orgânicos originados pelo uso do triturador é muitíssimo menor que o dos vasos sanitários.
É importante lembrar que cerca de 100% do lixo doméstico, 30% a 50% é lixo orgânico de cozinha, onde se conclui que o uso de um triturador possibilita que até 50% do lixo doméstico gerado, pode ser escoado directamente pela rede de esgoto.
Além destas vantagens, o lixo orgânico proveniente de resíduos alimentares triturados, contém nutrientes minerais e aumenta o potencial para a produção de gás metano e biodisel nas ETAR's.